O projeto

O nascimento

 

 Essa estória começa junto com a realização de um sonho. A estrutura do CurtaMicro foi idealizada em 2014, durante a preparação para o concurso que chancelou a minha entrada na carreira científica. Ela surgiu de um conjunto de percepções independentes, que se somaram para o surgimento do CurtaMicro.

 A primeira delas foi a percepção de que a forma de aprendizado utilizado por todos nós tem se alterado muito. Hoje, a forma de expandir a educação tradicional se dá majoritariamente pela utilização da internet. A população não quer apenas receber conteúdos transmitidos verticalmente na relação professor-aluno. Ela quer expandir o próprio universo em temas em específicos, escolhendo o que quer ver e a hora que quer ver. Mais que isso, ela quer interagir com a comunidade, comentar, curtir e compartilhar com seus amigos.

 Também havia a constatação que na internet havia pouca informação de base científica, produzida em português, para as pessoas da sociedade em geral. Para sair do óbvio, é sempre necessário recorrer ao material produzido em inglês. Isso demonstrava uma barreira ao acesso à informação.

 A isso foi somado a necessidade de estudar temas variados da microbiologia para o concurso que se aproximava. Cada tema estudado era organizando na forma de resumos, a partir dos quais eu fazia uma gravação para escutar depois, complementando o processo de organização do conteúdo. Foi quando eu me dei conta de que era possível falar sobre vários temas da microbiologia a partir de gravações curtas.

 E por fim, havia a necessidade de elaborar um projeto de extensão, que mostrasse meus ideais de interação entre a universidade e a sociedade. A saída estava na cara! Eu sabia que haviam outras pessoas interessadas em microbiologia na web. O que faltava era um conteúdo atraente e de qualidade com uma linguagem simples e interativa.

 Ideia pronta, reunimos um monte de gente bacana e formamos o CurtaMicro, com a proposta de produzir curta-metragens sobre temas variados da microbiologia, e textos curtos e informativos, que aproximassem os artigos científicos da sociedade.

 A execução do projeto se iniciou 2015. Nessa trajetória contamos com o apoio da Faperj, que nos apoia através do edital 35/2014 - Divulgação e Popularização da Ciência, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que desde 2015 nos apoia com o programa de iniciação a extensão o PIBEX. Em janeiro de 2016 o projeto foi lançado ao público.

  E assim se iniciou a saga de alguns professores e alunos que estão tentando ser pesquisadores, jornalistas, webdesigners e cineastas!

 

O CurtaMicro é um  projeto interdisciplinar que trabalha em prol da divulgação da Ciência e da Tecnologia. Através de plataformas e ferramentas de amplo acesso, a equipe produz e divulga materiais educativos sobre temas variados dentro da grande área Microbiologia. Com uma proposta que une Ciência e Arte, o CurtaMicro busca levar o conhecimento que é produzido dentro da universidade diretamente para a casa das pessoas, no intuito de popularizar a Ciência e desvendar o maravilhoso mundo microbiano.

A equipe

Eduardo Fonseca

Marco Miguel

Dóris Kosminsky

Analy Leite

Laís Machado

Caio Rachid

COORDENADOR GERAL

Thais Barbosa

Rodrigo Reis

Alexandre Rosado

Raquel Peixoto

Colaboradores especiais

O UFRJ International Student Chapter é uma organização formada por estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorandos e que tem o apoio da American Society for Microbiology (ASM). Nosso objetivo principal é incentivar a divulgação científica para a comunidade e a troca de conhecimento científico entre alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores que tenham interesse em Microbiologia e áreas afins.

UFRJ INTERNATIONAL STUDENT CHAPTER

 

Aline Rosa Vianna de Souza

 

Pós-doutoranda em Ciências (Microbiologia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de Microbiologia Médica com foco na espécie S. pneumoniae. Carioca esquentadinha, mas de coração enorme!

 

Ana Caroline Nunes Botelho

 

Pós-doutoranda em Ciências (Microbiologia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de Microbiologia Médica, com foco no gênero Streptococcus. Sempre dedicada a todos ao seu redor, mas principalmente aos seus filhos de patas!

 

Caroline Cardoso

 

Aluna de graduação do curso de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ Campus Xerém). Atua na área de Microbiologia Médica com foco no gênero Enterococcus. Menina doce, meiga e muito decidida!

 

Clarissa Martins Christiano Mello

 

Aluna de Doutorado em Ciências (Microbiologia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de Microbiologia Médica com foco no gênero Enterococcus. Amiga espontânea, que adora comidinhas naturebas!

 

Jaqueline Martins Morais

 

Aluna de doutorado em Ciências (Microbiologia) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua na área de Microbiologia Médica, com foco no gênero Enterococcus. É uma super companheira, sempre disposta a ajudar!

 

José Paulo de Souza Junior

 

Aluno de doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de Microbiologia Médica, com foco no gênero Enterococcus. Nosso fotógrafo profissional!

 

Maicon Marvila Miranda

 

Aluno de mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de Microbiologia Médica, com foco no gênero Enterococcus. Um capixaba que veio fazer história no Rio de Janeiro!

 

Marina Morena Campos Gonçalves

 

Aluna de Mestrado em Ciências (Microbiologia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de Microbiologia Médica com foco no gênero Enterococcus. Pratica ginástica olímpica e adora gatinhos e cachorrinhos!

 

Natália Alves de Araújo

 

Bióloga formada pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Atua na área de Microbiologia Médica com foco no gênero Enterococcus. Adora uma resenha entre amigos!

 

Laura Maria Andrade de Oliveira

 

Aluna de doutorado em Ciências (Microbiologia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de Microbiologia Médica com foco na espécie S. pneumoniae. Mineirinha centrada e amiga de todos!

 

Rachel Leite Ribeiro

 

Pós-doutoranda em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de Microbiologia Médica, com foco no gênero Enterococcus. Companheira para todos os momentos, topa qualquer desafio!

 

Stephanie da Silva Rodrigues de Souza

 

Aluna de doutorado em Ciências (Microbiologia) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua na área de Microbiologia Médica com foco no gênero Enterococcus. Nossa especialista na arte de fazer desenhos em ágar com os micro-organismos (Agar Art)!

 

Suellen Ruvenal Portella

 

Aluna de Mestrado em Ciências (Microbiologia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de Microbiologia Médica com foco no gênero Enterococcus. Acelerada que só ela, gosta de ser astróloga nas horas vagas!

 

 

Feito por Thais S. Barbosa (ECO - UFRJ) para o CurtaMicro 2017